O Junho Vermelho ainda não faz parte do calendário da contabilidade — na realidade, o sexto mês do ano costuma ser de alívio para os contadores, com o fim das declarações de imposto de renda. Mas você sabe o que significa esse mês e por que ele deveria entrar na sua agenda?
A campanha Junho Vermelho é um esforço mundial para incentivar a doação de sangue no mundo, sendo também lembrada em todo o Brasil. O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho e, inclusive, muitos Conselhos Regionais de Contabilidade apoiam a campanha, reconhecendo sua importância.
Além disso, os doadores de sangue recebem alguns benefícios — além da alegria de saber que cada doação pode salvar quatro vidas, é claro. Isso inclui folgas sem desconto no trabalho e outras questões que variam de estado para estado. Você, no seu escritório de contabilidade, também pode oferecer benefícios para seus colaboradores e clientes que doarem sangue, posicionando sua marca junto a uma campanha que recebe cada vez mais atenção do público.
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Junho vermelho e a doação de sangue no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, 1,4% dos brasileiros doa sangue regularmente — isto é, até quatro vezes por ano (para homens) ou três vezes ao ano (para mulheres).
Essa taxa está dentro dos índices recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de algo entre 1 a 3% da população doando sangue. Ainda assim, não é o suficiente para atender à demanda do país. Em números absolutos, é possível dizer que o Brasil é o maior doador de sangue da América Latina, mas comparado à nossa população, os índices ainda são baixos.
Todos os dias, hospitais e outros estabelecimentos de saúde precisam de sangue para realizar atendimentos de urgência e emergência, além de cirurgias de grande porte. As doações ainda são úteis no tratamento de pacientes com doença falciforme, talassemias e diversos tipos de câncer que demandam transfusões constantes.
Cada bolsa de sangue, pode salvar até quatro vidas. Mas como há muita demanda, os estoques dos hemocentros precisam estar sempre abastecidos. E isso demanda um fluxo constante de doadores com vontade de ajudar: a retirada do sangue é feita de forma voluntária, com o intuito de fazer a diferença.
Vale lembrar que, ao doar, você também pode se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), outro importante meio para salvar vidas.
Para doar, você só precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em bom estado de saúde. Doadores com menos de 18 anos precisam de uma autorização dos responsáveis e aqueles com mais de 60 só podem doar se já tiverem feito isso antes dos 60 anos. Fora isso, a única recomendação é estar descansado, sem ingerir bebidas alcoólicas ou jejuar nas horas anteriores à doação. E não se esqueça de levar um documento com foto.
Os benefícios para doadores de sangue no Brasil
Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, doar sangue uma vez não obriga você a fazer doações frequentes — ainda que, para manter alguns dos benefícios citados, você precise sim ser um doador regular. Além disso, a doação é relativamente rápida: sua primeira ida a um hemocentro exige cerca de duas horas, mas as próximas doações levarão somente uma hora.
Com isso, temos o primeiro benefício para doadores de sangue no Brasil: um dia de folga no trabalho a cada 12 meses, sem descontos, para trabalhadores CLT. Isso sem contar que, se a pessoa perder o dia de trabalho para fazer a doação, ele também não pode ser descontado.
Isso está previsto no inciso IV, art. 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), e na Lei Federal n° 1.075/1950. Ainda assim, é importante que os funcionários avisem os gestores ou o responsável pelo RH com antecedência, para planejar as atividades do escritório.
Em nível nacional, outro benefício está no cadastro de doadores de medula óssea: quem está nesse cadastro, em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde, pode requerer isenção em taxas de inscrição de concursos públicos.
Porém, o pagamento em dinheiro pela doação de sangue é proibido pela Constituição Federal. Ainda que haja um projeto de lei, chamado de PEC do Plasma, para permitir a comercialização de sangue doado, muitos consideram essa proposta um retrocesso: no passado, era comum que pessoas pobres retirassem mais sangue que o recomendado para terem algum sustento
Benefícios estaduais para os doadores de sangue
No entanto, alguns estados oferecem benefícios adicionais para os doadores de sangue, sem configurar venda — mas incentivando as pessoas indecisas.
No Paraná, estado onde fica a sede do Confi, todos os doadores de sangue têm direito a 50% de desconto em cinemas, shows, teatro e outras atividades culturais — pagando a mesma meia-entrada que os estudantes ou idosos. Isso também ocorre em outros estados no Brasil, como Espírito Santo e Pernambuco.
Em lugares como Amazonas, Distrito Federal e outros estados, doadores de sangue também não precisam pagar taxas de inscrição de concursos públicos locais. Na Paraíba, uma lei que foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 2023 inclui os vestibulares na isenção de taxas, além de propor um acréscimo de 5% na pontuação dos doadores de sangue.
Em outros lugares, os doadores de sangue também são incluídos no direito ao atendimento preferencial, entre outros benefícios que variam de estado para estado. Vale a pena conferir o que é garantido por lei na sua unidade da federação.
Benefícios para o Junho Vermelho na contabilidade
Algumas campanhas de conscientização em saúde já entraram no calendário das empresas, com destaque para o Outubro Rosa, que é a mais conhecida delas. Porém, o Junho Vermelho também pode entrar nas estratégias do seu escritório de contabilidade.
Isso porque fazer marketing na contabilidade pode ser um tanto desafiador. Afinal, segundo as regras do Conselho Federal de Contabilidade, qualquer publicidade de serviços contábeis deve ser moderada e discreta, ter caráter informativo e não usar as mensagens agressivas tão comuns em propagandas.
Por outro lado, participar de campanhas para ajudar quem precisa é um marketing positivo que não infringe nenhuma regra e torna sua empresa muito mais simpática para os clientes. É claro que não é por isso, exatamente, que um cliente irá se decidir por contratar você — mas é algo que “conta pontos” de forma inconsciente. Como nós explicamos no artigo sobre ESG na contabilidade, o público está cada vez mais cobrando ações sociais das empresas.
Além disso, se você mobilizar uma grande campanha de doação com seu escritório, você pode inclusive atrair a chamada mídia espontânea — quando sua empresa é divulgada nas mídias sem pagar por isso. Afinal, pessoas podem publicar ou repostar mensagens sobre o assunto.
Por que não realizar uma campanha no seu escritório de contabilidade?
Você pode começar dando o exemplo, fazendo a doação, caso seja apto/apta. Além disso, organize uma manhã ou tarde para que seus colaboradores possam ir doar, com o deslocamento fornecido pela empresa. É uma ação simples, mas que pode ser divulgada nas redes sociais do escritório.
Caso essa sugestão não seja factível, a empresa pode encorajar os colaboradores a fazerem a doação por conta própria — mas oferecendo um dia de folga adicional ou outro benefício que não envolva pagamento em dinheiro pela doação.
Além disso, sua empresa pode divulgar essa ação para os clientes, encorajando-os a realizar campanhas semelhantes em suas empresas. Se você atende a pessoas físicas ou empresários individuais, pode oferecer descontos ou brindes a quem comprovar ter feito uma doação de sangue nos três meses anteriores, por exemplo.
Com ideias simples, nós podemos incentivar a doação de sangue e ajudar a salvar mais vidas, não apenas no Junho Vermelho, mas também em todos os outros meses do ano. As empresas que agem de forma ética e promovem campanhas sociais também são beneficiadas sempre.
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