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Marketing contábil: o que os contadores podem (ou não) fazer na publicidade

Por mais que você seja apaixonado por contabilidade — e tenha escolhido essa profissão por se identificar com ela —, você entende que seu escritório de contabilidade é um negócio, não é mesmo? É aí que entra o marketing contábil: ele ajuda a atrair clientes para os escritórios de contabilidade, tornando-os mais lucrativos. 

Porém, essa não é uma arena onde “vale tudo”: a contabilidade é uma profissão devidamente regulamentada, para proteger os profissionais e os clientes de práticas antiéticas. Como você pode imaginar, isso se estende ao marketing para contadores. 

O Conselho Federal de Contabilidade — e o Código de Ética do Contador — contém uma série de regras que os profissionais da área precisam seguir ao promover seus serviços. 

A boa notícia é que você pode adotar várias estratégias, ter bastante criatividade e conquistar muitos clientes mesmo seguindo todas as normas éticas da profissão. No artigo a seguir, nós explicamos tudo que você precisa saber sobre marketing contábil e as regras de publicidade e propaganda de serviços contábeis. 

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O que é marketing contábil?

Marketing contábil é o nome dado às estratégias utilizadas para promover a imagem de um escritório de contabilidade e atrair mais clientes para ele. De modo geral, essas estratégias incluem o marketing digital, que é um meio bastante acessível e versátil. Porém, além disso, é possível adotar outras estratégias, como presença em eventos e parcerias com empresas.

Isto posto, é importante ponderar que não existe uma estratégia necessariamente melhor que outra: tudo depende da situação do seu escritório de contabilidade, do tipo de cliente que você deseja conquistar e das suas possibilidades de investimento. 

Também é importante ter em mente que o marketing contábil — assim como outros tipos de marketing — não é uma ciência exata. Então, não é possível prever resultados ou prazos para alcançá-los. É um fato que o marketing pode auxiliar muito na atração de clientes, mas pode ser que você precise testar diferentes abordagens antes de encontrar a mais efetiva.

Por fim, precisamos compreender que o marketing contábil não pode desrespeitar o Código de Ética do Contador. Isso é essencial para proteger a profissão e os profissionais de condutas antiéticas que podem prejudicar a todos. A seguir, nós falamos mais sobre as regras de marketing contábil do Conselho Federal de Contabilidade.

Quais são as regras do CFC para o marketing contábil?

Todas as regras de marketing contábil — incluindo tudo que os contadores não podem fazer ao divulgar seus serviços — está previsto no Código de Ética Profissional do Contador (CEPC). 

A última versão desse documento foi promulgada pelo Conselho Federal de Contabilidade em 2019 — e foi atualizada, justamente, para incluir mais regras sobre o marketing. Isso porque as possibilidades se expandiram muito desde que a última versão do CEPC, de 1996, entrou em vigor. Sendo assim, as novas regras trouxeram mais segurança para os contadores saberem o que podem (ou não podem) fazer na internet e nas redes sociais. 

Dito isso, é interessante avaliar que as regras do marketing contábil são menos restritivas que as de outras profissões regulamentadas, como a medicina ou advocacia. O Código de Ética do Contador prevê apenas limites essenciais para garantir o respeito e a segurança da categoria, bem como de seus clientes, contra práticas abusivas. 

Feita essa explicação, podemos partir para as regras, de fato.

O que é permitido na publicidade de serviços contábeis?

Em primeiro lugar, precisamos explicar que o CEPC não impõe qualquer restrição aos meios de comunicação e ferramentas de marketing disponíveis no mercado. Ou seja, os contadores podem divulgar seus serviços em quaisquer meios que forem da sua preferência e estiverem ao seu alcance. Desde que, é claro, respeite as outras regras que explicaremos a seguir.

Sendo assim, as possibilidades são múltiplas — incluindo desde veículos de comunicação de massa, como rádio e televisão, até os meios de marketing digital mais segmentados, como a mídia programática e os anúncios em pesquisas do Google. E diferente de outras categorias, o Conselho Federal de Contabilidade não proíbe os profissionais de anunciarem seus serviços em plataformas de vídeos, como o YouTube.

Contudo, os itens 11 e 12 do capítulo “Valor e publicidade dos serviços profissionais” do CEPC deixam claro que a publicidade de serviços contábeis deve: 

  • primar pela sua natureza técnica e científica,
  • ter caráter informativo,
  • ser moderada e discreta,
  • ser sustentada em dados fáticos, técnicos e científicos.

A partir disso, podemos concluir que um marketing contábil que educa os clientes, falando de forma equilibrada sobre os benefícios do serviço — e da contabilidade como um todo —, sempre será permitido. 

Isso nos remete ao próximo item, que fala do que é proibido pelo Código de Ética Profissional do Contador, no que diz respeito ao marketing contábil.

O que é proibido no marketing contábil?

O marketing contábil tem poucas proibições, de acordo com o Código de Ética Profissional do Contador. Em primeiro lugar, é vedada a “mercantilização” da profissão — ou seja, vender seus serviços contábeis como se fossem um produto de consumo qualquer. 

Como contador, você concorda que seu serviço não é um produto de consumo qualquer, não é mesmo? Por isso, torna-se compreensível que o CEPC vete o uso de mensagens publicitárias mais agressivas, comuns a outros segmentos. Por exemplo:

  • verbos no imperativo (compre, faça, contrate…)
  • apelo à urgência (só hoje, imperdível, compre agora…)
  • fazer afirmações exageradas (o melhor, o único…)

Além disso, os contadores não podem fazer comparações depreciativas entre o seu trabalho e o de seus colegas — como dizer que seu trabalho é melhor, mais moderno, mais evoluído, que entrega melhores resultados. Você pode se posicionar no mercado e conquistar clientes sem esse tipo de conduta!

Por fim, é importante salientar a orientação de não exagerar nas promessas sobre os serviços que você oferece. Você também não pode “inflar” o currículo com capacitações e experiências que não possui. A honestidade é sempre o melhor caminho.

Como fazer marketing no escritório de contabilidade?

Como você pode observar, as regras do marketing contábil são bastante simples de seguir. É só divulgar seus serviços com honestidade, sem mercantilizar a profissão e prejudicar seus colegas-concorrentes. 

Observando esses detalhes, você pode utilizar todo e qualquer meio de comunicação, além de todas as ferramentas de marketing digital que estiverem ao seu alcance para promover o seu escritório de contabilidade. Nesse sentido, nós destacamos especialmente essas últimas, que são mais acessíveis e são muito efetivas no curto e médio prazo. 

Em outro artigo, publicado há alguns meses, nós listamos sete questões indispensáveis sobre o marketing contábil. Elas incluem as regras do CRC, mas também:

  • A divulgação de preços, que não é proibida, mas também não é recomendada. 
  • A necessidade de encontrar um diferencial para sua contabilidade — e divulgá-lo.
  • A importância de definir um nicho de atuação para ter mais assertividade no marketing contábil.
  • As principais ferramentas de marketing contábil, que incluem o conteúdo nas redes sociais e o tráfego pago (com destaque para o Meta Ads e Google Ads). 

Você pode ler esse conteúdo na íntegra clicando aqui. E além do marketing contábil, outro investimento que pode impulsionar o crescimento do seu escritório de contabilidade é um sistema de gestão de tarefas contábeis. Com ele, você automatiza diversas tarefas da sua equipe e economiza até 15 dias úteis por mês com trabalhos que não agregam nenhum valor para seu cliente. Assim, sobra mais tempo para questões mais importantes, que maximizem seus lucros. O que — veja só! — lhe permitirá investir mais em marketing contábil. 

Para saber mais sobre o sistema de gestão de tarefas contábeis, acesse o site do Confi.

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