Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

IRPF 2023: como importar a declaração pré-preenchida dos clientes?

Declaração Pré-preenchida

Como já explicamos em outros artigos sobre o IRPF 2023 (aqui e aqui), o período para as declarações começou mais tarde esse ano (em 15 de março) porque a Receita Federal quis oferecer o modelo pré-preenchido para todos os contribuintes já no início. 

A ideia é que ao menos 25% dos 39 milhões de declarações sejam feitas nesse modelo. Para incentivar seu uso, a Receita também colocará as pessoas que optarem por ele num segundo lote de restituição antecipada, logo após as prioridades legais. 

Além disso, a declaração pré-preenchida está disponível para todos os usuários com conta prata ou ouro no acesso Gov.BR — sem necessidade de certificado digital. Outra novidade de 2023 é a “autorização de acesso” para pessoas que fazem declarações de familiares.

No contexto dos escritórios de contabilidade, a pré-preenchida também pode ser usada para agilizar o serviço para os clientes e otimizar seu trabalho, principalmente se a agenda estiver muito lotada. Além disso, como dito, você possibilita que seu cliente receba a restituição logo após as prioridades. A declaração pré-preenchida do IRPF 2023 está disponível via:

  • acesso online ao e-CAC.
  • aplicativo móvel da Receita Federal.
  • programa de computador.

Sabemos que a maioria dos contadores utiliza o programa de computador da Receita Federal, que permite organizar melhor todas as declarações para clientes. Nesse caso, como importar a declaração pré-preenchida dos clientes para o seu programa da Receita?

Como importar as declarações pré-preenchidas, passo a passo

Você não precisa pedir para o cliente entrar no cadastro e enviar a pré-preenchida: é possível importá-la pelo seu próprio cadastro, desde que você tenha a procuração eletrônica e o CPF do cliente. Além disso, é claro, ele precisa ter nível ouro ou prata do cadastro Gov.BR

Você pode orientar seus clientes quanto à facilidade de conseguir o acesso nível prata, que já permite usar a declaração pré-preenchida. Para isso, basta fazer login no Gov.BR com a conta bancária, pelo internet banking — e pronto. 

Isto posto, vamos ao passo a passo da importação. Você pode assistir à explicação da nossa fundadora, Daniella Novak, no YouTube do Confi. Ou, então, conferir o resumo abaixo:

Passo a Passo

  • Inicie o processo entrando no programa da Receita Federal com sua conta Gov.BR nível prata ou ouro.
  • Clique no botão “nova” para fazer uma nova declaração.
  • Nessa tela, clique em “iniciar a partir da pré-preenchida”
  • Então, clique em “por procuração”, já que será uma declaração de IRPF 2023 para um cliente. Digite o CPF do contribuinte no campo que aparecerá na tela.

Depois de alguns momentos, o próprio sistema da Receita Federal fará a importação de todas as informações necessárias — e você já pode começar a trabalhar em cima delas. 

Mas, como nossa fundadora adverte, é importante conferir todos os dados da pré-preenchida com atenção, já que algumas informações podem faltar e outras podem estar erradas. Afinal, é responsabilidade do contribuinte — ou, no caso, sua — declarar as informações corretas.

Por isso, é de bom tom pedir para os clientes enviarem todos os documentos (como informe de recebíveis ou recibos), mesmo que você tenha acesso à pré-preenchida. Assim, você pode fazer a conferência detalhada de todos os dados com os originais. 

Mas atenção: se você já editou a declaração pré-preenchida e fizer a importação novamente, os dados já editados serão substituídos pelos originais da pré-preenchida. Então, salve o seu trabalho com atenção e evite fazer novas importações, para não perder as edições já feitas.

Saiba mais sobre a declaração pré-preenchida do IRPF 2023

Como explicamos — e você já deve ter conferido no sistema —, a declaração pré-preenchida traz diversos dados de fontes pagadoras. O governo está focando bastante nessa novidade, em 2023, o que é um ponto de atenção para os contadores.

É provável que muitas pessoas que buscavam os serviços de contadores em anos anteriores tentem realizar a declaração do IRPF 2023 por conta própria — devido a esse destaque dado à pré-preenchida. 

Mas, como sabemos, ela traz diversas informações faltantes ou equivocadas, e entregar a declaração correta é essencial para não cair na malha fina e não pagar além do necessário em impostos. Em vista disso, você pode entrar em contato com seus clientes ou tratar do assunto nas redes sociais, para reforçar a importância do seu trabalho. Busque demonstrar que um bom contador oferece um serviço consultivo, além do operacional. 

Além disso, existem outras maneiras de atrair clientes para fazer a declaração do imposto de renda 2023, como explicamos neste outro artigo

Caso você precise organizar a demanda no seu escritório — que costuma aumentar muito na época de declaração do IRPF —, você pode contar com o Confi Sistema de Gestão de Tarefas Contábeis. Para saber mais sobre o sistema e seus benefícios, acesse o site.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: