Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

Confi participa do Web Summit Rio 2024, maior evento de tecnologia do mundo

Entre 16 e 18 de abril de 2024, o Rio de Janeiro se tornou a Meca da tecnologia e inovação: os principais especialistas do setor no Brasil e muitos nomes de peso do cenário mundial se reuniram no Web Summit Rio. E nós, do Confi, marcamos presença entre eles. 

O Web Summit surgiu em Dublin (Irlanda) em 2009 e, em pouco tempo, se tornou o principal evento de tecnologia do mundo — atraindo CEOs de Google, Meta, Tesla e outras gigantes. Em 2015, Lisboa se tornou a casa do Web Summit, com mais de 70 mil participantes de 170 países se reunindo na capital portuguesa para participar do evento, todos os anos. 

Desde 2023, esse grande encontro de inovação também tem uma versão brasileira. E em sua segunda edição, o Web Summit Rio quase dobrou de tamanho: mais de 34 mil visitantes e cerca de 500 palestrantes passaram pelo evento, no Centro de Convenções RioCentro. Além disso, mais de mil empresas, de 42 países, compareceram para apresentar suas ideias para o mundo — incluindo o Confi, é claro. 

Leia outros artigos sobre contabilidade e gestão de tarefas contábeis no blog do Confi

Programa ALPHA: como o Confi chegou ao Web Summit

O Confi conquistou sua participação no Web Summit pelo programa de startups ALPHA, que seleciona os negócios mais inovadores e com maior potencial de crescimento para entrar em uma comunidade mundial. 

Os projetos participantes do ALPHA são selecionados pela própria organização do evento, de acordo com uma série de pré-requisitos:

  1. Buscar atingir algum dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) com suas operações;
  2. Adaptar seus objetivos de negócio para ser mais sustentável;
  3. Resolver problemas da indústria, que possam ter efeitos em larga escala;
  4. Priorizr a colaboração e o compartilhamento de ideias acima da competição e lucro.

Sendo aprovado para participar do programa ALPHA, o Confi teve acesso a um seleto grupo de startups — onde seus gestores puderam trocar experiências com outras startups, fazer um networking com especialistas e investidores, além de expor suas soluções para os visitantes do WebSummit Rio. Nossa delegação compartilhou um pouco da experiência no evento pelos vídeos publicados em nosso Instagram @confi_software.

Dito isso, outro benefício de ser aprovado no programa é presenciar as centenas de palestras, debates e masterclasses oferecidos ao longo dos três dias de evento — com especialistas renomados em suas áreas de atuação transmitindo valiosos conhecimentos. 

Com efeito, a cobertura do evento na mídia destaca o Web Summit como a principal arena de debates sobre inovação, onde os rumos da indústria de tecnologia estão sendo definidos. Para a revista Forbes, ele é definido como o melhor evento de tecnologia do planeta, enquanto a Fortune o descreve como “a Copa do Mundo das conferências de tecnologia”. 

WebSummit Rio 2024 e os debates sobre inteligência artificial

Mateus Kobiyama, CEO do Confi e um de nossos representantes no Web Summit Rio, destaca a inteligência artificial como o principal assunto dos debates e palestras. 

De acordo com Mateus, os palestrantes falaram muito sobre as possibilidades oferecidas pela inteligência artificial — inclusive com o nascimento de novas empresas, cujas soluções só são possíveis com as IAs. Em todas as indústrias, é possível encontrar empresas usando a IA para conquistar produtividade, de diferentes maneiras. 

Mas um ponto muito importante dos debates, que Mateus salienta em seu relato, é que muita gente está falando sobre inteligência artificial sem realmente compreender do que se trata. Aliás, um artigo publicado na Fast Company logo após o Web Summit traz um título bastante provocativo a esse respeito: “Ninguém aguenta mais palestras sobre IA”.

É lógico que o título é uma hipérbole — um exagero para levar à reflexão sobre a banalização do debate sobre inteligência artificial em alguns contextos. E nosso CEO observou um certo cuidado dos palestrantes justamente nesse sentido. Afinal, as IAs já são uma realidade e nós precisamos compartilhar experiências, debater maneiras de aproveitar essa revolução.

Em vista disso, o CEO do Confi afirma: “Nós temos segurança nesse sentido, até porque nós já aplicamos a inteligência artificial em nossa solução e desenvolvemos nossa própria IA”.

O papel da inteligência artificial na gestão de tarefas contábeis

Um dos motivos que levaram o Confi a ser selecionado no programa ALPHA: nós aplicamos a inteligência artificial, algo que está no centro dos debates, para resolver um dos principais problemas do setor contábil, a gestão de tarefas. 

Um escritório de contabilidade normal, com uma quantidade razoável de clientes em estados e setores da economia diferentes, pode acumular milhares de tarefas todos os meses. Nesses casos, organizar tudo em planilhas exige um trabalho hercúleo — e mesmo assim, é bastante comum perder algum prazo e pagar multas

Mas com o Confi e sua inteligência artificial, as tarefas são organizadas automaticamente, por prazo e cliente, de modo que o contador visualiza o que precisa fazer naquele dia. 

Nossa inteligência artificial também é treinada para ler e classificar os documentos, segundo sua função, competência e cliente — o que elimina a necessidade de organizar arquivos. Os documentos também são enviados automaticamente para os clientes, via e-mail ou WhatsApp, quando necessário. 

Em resumo, nós colocamos a inteligência artificial para realizar as tarefas repetitivas, que mais tomam tempo e menos geram valor para seus clientes. Assim, você se concentra naquilo que realmente importa. 

De maneira geral, nós estimamos que o sistema de gestão de tarefas contábeis do Confi gere uma economia de tempo de 15 dias úteis por mês. 

Sendo assim, como afirma o nosso CEO, “nós temos segurança nesse sentido”. O Confi busca ir além do superficial em sua utilização da inteligência artificial, aproveitando-a para resolver um problema real — e gerar um impacto positivo para seus clientes. Afinal, essa economia de tempo pode se traduzir em serviços melhores, mais clientes e mais lucratividade.

Se você quer experimentar a revolução da inteligência artificial na contabilidade, entre em contato com nossa equipe comercial pelos botões aqui nos cantos do site. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: