Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

ChatGPT na contabilidade: como a inteligência artificial pode aumentar sua eficiência?

ChatGPT na contabilidade

Você já pensou em utilizar o ChatGPT na contabilidade? Ou você está no time dos que ainda nem sabem o que é isso? Calma! Com tantas novidades surgindo ao mesmo tempo, é normal não conseguir acompanhar tudo. Por isso, vamos começar explicando o que é o ChatGPT — e depois dar algumas ideias de como usá-lo na contabilidade. 

Para começar, é importante saber que o ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial, desenvolvida pela OpenAI, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, com o apoio de gigantes da tecnologia, como a Microsoft. Basicamente, você pode fazer várias perguntas para o ChatGPT e ele tentará responder, com base nos dados que ele possui. Mas além disso, você pode pedir para ele fazer algumas tarefas e analisar informações.

Sendo uma inteligência artificial, o ChatGPT “lê” as informações que oferecemos a ele, bem como as perguntas que fazemos, e busca melhorar suas respostas com base nesses dados. A ideia é que ele se torne cada vez mais completo, para fazer mais tarefas por nós.

Desde que a ferramenta foi disponibilizada ao público, no final de 2022, ela virou assunto em diversas profissões. Há programadores que usam o ChatGPT para encontrar erros em linhas de código, profissionais de marketing que pedem auxílio para escrever textos… — e inúmeras outras possibilidades de uso do ChatGPT. 

Mas e nós? Como podemos usar a inteligência artificial na contabilidade? Nós perguntamos ao ChatGPT como ele poderia ajudar os contadores. O próprio robô deu algumas ideias — que nós analisamos e completamos com ideias nossas.

6 ideias para usar o ChatGPT na contabilidade

Se você ainda não utilizou a ferramenta, pode ser difícil imaginar formas que uma inteligência artificial na contabilidade possa ser útil — afinal, essa profissão trabalha com dados, análises e demanda conhecimentos essencialmente humanos. 

A questão é que há várias outras tarefas no cotidiano de um contador que não estão ligadas, diretamente, aos conhecimentos contábeis, não é mesmo? É principalmente nessas questões que o ChatGPT pode ser muito útil. Dito isso, aí vão algumas ideias:

1. Fornecer respostas rápidas

A princípio, o ChatGPT funciona como um chat de mensagens de texto, em que você faz suas perguntas e o robô responde, também por texto. Pensando nisso, você pode enviar questões sobre contabilidade para que a inteligência artificial responda. Essa é uma maneira simples de encontrar respostas para dúvidas comuns do dia a dia, sem precisar recorrer a materiais específicos da faculdade ou de cursos, que você nem se lembra onde colocou.

Mais do que isso, você pode usar o ChatGPT na contabilidade para dar respostas rápidas aos seus clientes. Afinal, quanto tempo do seu dia você gasta respondendo a dúvidas comuns de clientes sobre contabilidade? Então, que tal repassar essa tarefa para a inteligência artificial? Assim, você tem mais tempo para fazer os trabalhos que só você consegue realizar.

Veja o que o próprio robô falou sobre essa questão: “o ChatGPT pode responder rapidamente a perguntas relacionadas à contabilidade que os contadores possam ter, como perguntas relacionadas a regras fiscais, padrões contábeis e regulamentos financeiros”. 

2. Simplificar a entrada de dados:

O ChatGPT usa uma tecnologia chamada processamento de linguagem natural (ou NLP, na sigla em inglês). Isso significa que ele processa os dados que nós enviamos e se torna capaz de reconhecer padrões, responder a perguntas baseadas neles e até fazer algumas tarefas.

Nesse sentido, o próprio robô diz que pode: “reconhecer os principais pontos de dados, como números de faturas, datas, valores e informações do fornecedor, e inseri-los automaticamente no software ou planilha de contabilidade. Isso economiza o tempo do contador e minimiza os erros”. Então, que tal “contratar” o ChatGPT para esse tipo de tarefa que toma tanto tempo?

Em resumo, você pode confiar no robô para fazer o primeiro processamento e organização de dados, para que você possa se dedicar apenas ao seu trabalho de análise. Além disso, com algum conhecimento de programação, é possível ensinar a inteligência artificial a fazer várias tarefas operacionais. 

3. Auxiliar em análises financeiras

Ao analisar dados, o ChatGPT pode descobrir padrões, fornecer informações de tendências, identificar pontos de atenção para sua análise… — enfim, ser um grande auxiliar no trabalho diário da contabilidade. Afinal, é claro que você precisa revisar o trabalho feito pelo robô, mas contar com esse auxílio pode economizar algumas horas do dia. 

Além disso, você pode pedir a ajuda do ChatGPT para escrever relatórios, com base em dados que você forneceu. Ou ainda, criar tópicos para apresentações, entre outras possibilidades.

4. Automatizar tarefas repetitivas:

Como dissemos, com algum conhecimento de programação, você pode ensinar a inteligência artificial a fazer algumas tarefas. Essa é outra das sugestões do próprio robô para como usar o ChatGPT na contabilidade. Mas quais tarefas ele pode fazer?

  • reconciliações bancárias, 
  • lançamentos contábeis, 
  • gerenciamento de despesas.

Nós não testamos todas essas funções ainda, então não podemos afirmar com certeza se (e como) o ChatGPT faz isso. Mas a possibilidade é interessante, não?

É claro que, para isso, você precisa “treinar” o ChatGPT. Mas, uma vez que ele tenha aprendido como fazer, “isso liberaria seu tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas e de valor agregado”, segundo o próprio robô. 

Leia também: O que é transformação digital na contabilidade —e como fazer isso

5. Auxiliar no marketing do escritório

O que nós já temos certeza de que o ChatGPT faz muito bem é escrever. Então, além de pedir ajuda para escrever relatórios, que tal pedir uma forcinha pro marketing do escritório?

Se você tem dificuldade para fazer o marketing na contabilidade, o ChatGPT pode dar várias ideias. Além disso, você pode pedir para ele escrever algum post, com qualquer assunto que você escolher. O texto provavelmente não vai ficar perfeito — e você precisará dar um toque pessoal, mais humano. Mas você economizará muito tempo apenas revisando o que o robô escreveu do que fazendo tudo por conta própria, não é mesmo?

6. Dar ideias para seu negócio, em geral

Como dissemos, o ChatGPT funciona como um chat de mensagens de texto. Sendo assim, na prática, você conversa com o robô, mandando perguntas para ele. Em última instância, é possível conversar com ele para perguntar sobre tudo — inclusive quando você precisar de novas ideias em qualquer área. 

Por exemplo: nós perguntamos para o robô como usar o ChatGPT na contabilidade e ele deu quatro das seis ideias que nós apresentamos aqui. Nossos parceiros de marketing usam essa ferramenta com frequência para pedir sugestões de assuntos para escrever, por exemplo. 

É claro que nem todas as ideias do robô são úteis e você pode ter outras melhores. Mas pedir ideias para o robô é uma boa pedida para aqueles momentos em que você não sabe nem por onde começar.

Como usar o ChatGPT na contabilidade?

Observando essas seis ideias, você talvez esteja curioso para começar a utilizar a inteligência artificial na contabilidade, certo? Então, é só acessar o site: https://chat.openai.com/ e fazer o cadastro. A ferramenta tem planos pagos, mas pode ser usada gratuitamente.

Mas lembre-se de que você precisa fazer as perguntas certas para o ChatGPT e, num primeiro momento, ele pode não dar uma resposta adequada. Então, com base nessa resposta inicial, você pode pedir para o robô refinar o próprio trabalho. Com o tempo, você vai aprender a fazer perguntas melhores e conhecer os atalhos da ferramenta.

Outro ponto importante é sempre revisar as respostas do ChatGPT com bastante atenção. Ele ainda está em evolução, então pode entender algumas coisas de maneira equivocada e puxar informações erradas do banco de dados. Até porque esse banco de dados está atualizado até 2021, apenas. Por isso, se você pedir informações sobre leis e regras, por exemplo, é possível obter alguma resposta errada. 

Mesmo assim, observando esses dois pontos de atenção, vale muito a pena usar o ChatGPT na contabilidade. Como dito, ele é uma ferramenta que pode economizar várias horas por dia do seu trabalho, automatizando tarefas que não exigem seu conhecimento e experiência. Isso só você tem e robô nenhum consegue substituir. 

Dito isso, se você gostou desse texto, acesse o blog do Confi para conferir mais dicas e ideias para escritórios de contabilidade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: