Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

A inteligência artificial na contabilidade e suas aplicações práticas

A contabilidade é um trabalho estratégico, que exige inteligência humana e, principalmente, as capacidades de relacionamento com clientes que só os contadores humanos são capazes de proporcionar. Entretanto, como sabemos, a prática contábil também envolve muitos cálculos e algumas tarefas repetitivas, onde podemos contar com o auxílio da tecnologia. Isso remete à questão da inteligência artificial na contabilidade — um debate muito atual na área. 

Desde que tecnologias como o ChatGPT e a Amazon Alexa começaram a se popularizar, a IA deixou de ser um assunto de ficção científica para se tornar realidade. Todos os dias, milhões de pessoas aproveitam a inteligência artificial para uma infinidade de aplicações. 

Isso já acontece na contabilidade — que, mesmo sendo uma profissão tradicional, é bastante conectada aos avanços tecnológicos. Nós, inclusive, já trouxemos alguns exemplos em nosso artigo sobre ChatGPT na contabilidade. Porém, as possibilidades de uso da IA na área contábil vão muito além da popular ferramenta da OpenAI. 

Existem vários outros sistemas que aplicam a inteligência artificial à contabilidade, de muitas maneiras. Outra boa notícia é que esses sistemas estão se tornando mais acessíveis e fáceis de aplicar, mesmo para quem não tem conhecimentos avançados em informática. Por isso, se você busca melhorar seu escritório de contabilidade por meio da tecnologia, precisa conhecer as ideias que vamos apresentar neste artigo.

O que é a inteligência artificial e como ela se encaixa à contabilidade?

Antes de apresentar as aplicações práticas, é interessante ponderar sobre o próprio conceito de inteligência artificial e como ele pode se adaptar à área contábil. 

De modo geral, inteligência artificial é o nome dado às tecnologias capazes de reproduzir as funções da mente humana. Funções como a visão, compreensão, cognição, análise de dados, bem como a capacidade de responder à linguagem falada ou escrita. A partir desse conceito mais amplo, é possível desenvolver uma infinidade de aplicações.

Dentro do campo da inteligência artificial existem vários outros conceitos muito importantes para as aplicações práticas. Um dos mais presentes no contexto atual é o do aprendizado de máquina ou machine learning — frequentemente confundido com a IA, em si.

O aprendizado de máquina envolve a criação de algoritmos que conseguem absorver grandes volumes de dados, analisá-los e encontrar padrões, tudo com o intuito de melhorar as próprias funções. Ou seja, na medida em que o sistema é utilizado e recebe mais dados, ele “aprende” com eles e consegue fazer cálculos mais precisos.

A aplicação desses conceitos à contabilidade é um pensamento muito lógico, uma vez que a legislação exige que armazenemos grandes quantidades de dados de forma digital. Ou seja, a principal matéria prima já está disponível.

Nesse contexto, agregar a inteligência artificial à contabilidade e utilizar os dados disponíveis para instruir modelos de machine learning — automatizando tarefas de forma cada vez mais precisa — é algo extremamente interessante para qualquer negócio contábil que possa investir nesse tipo de tecnologia.

Sobre isso, como mencionamos anteriormente, já existem muitas opções de ferramentas com inteligência artificial na contabilidade. Elas não exigem grandes conhecimentos de informática e também não demandam investimentos tão altos quanto antigamente — até porque há cada vez mais empresas nesse mercado.

Exemplos de aplicação da inteligência artificial na contabilidade

Esperamos que a ideia geral de como a inteligência artificial e o machine learning se aplicam à contabilidade tenham ficado claras na última seção. Mas agora, para tornar tais possibilidades mais claras, vamos trazer exemplos práticos de como a inteligência artificial na contabilidade pode melhorar o dia a dia e aumentar a produtividade dos profissionais. 

No artigo sobre ChatGPT na contabilidade, nós sugerimos usá-lo para fornecer respostas para os clientes, facilitar a escrita de relatórios e criar peças de marketing para o escritório. Agora, o nosso intuito é pensar em um contexto mais amplo, falando também de outras ferramentas. 

1. Automação de tarefas repetitivas

Um dos principais benefícios de agregar tecnologia aos processos empresariais é permitir que a inteligência humana “fique livre” para as tarefas onde ela realmente é necessária — deixando as tarefas mais automáticas na mão das máquinas. Dito isso, o escopo das tarefas passíveis de automação aumenta muito com a inteligência artificial na contabilidade. 

Você pode utilizá-la, por exemplo, para fazer a gestão de tarefas contábeis, delegar demandas para colaboradores, e gerar tarefas recorrentes de acordo com os prazos. Ou ainda para enviar e-mails aos clientes com os documentos gerados pela atividade contábil. 

Ou seja: tarefas que são absolutamente necessárias para a organização do trabalho, mas que não exigem toda a capacidade do cérebro humano. Aquelas tarefas que não nos exigem tanta atenção — mas que, se somadas, acabam tomando bastante tempo. Na realidade, estimamos que os profissionais de contabilidade percam até 14 dias mensais com esse tipo de trabalho que poderia ser automatizado com a inteligência artificial na contabilidade.

Conheça as funções de gestão de tarefas contábeis do Confi 

2. Atendimento a clientes via chatbot

Essa é uma aplicação tão comum que você muito provavelmente já a utilizou como cliente. Os robôs de texto (chatbot) ajudam a fazer uma triagem dos chamados de clientes e responder a dúvidas mais simples. Novamente, o intuito é permitir que os humanos fiquem “livres” para os atendimentos onde suas capacidades realmente são necessárias. 

O próprio WhatsApp Business, disponível nas lojas de aplicativos, conta com algumas funções de automação — ainda que bastante limitadas. É possível programar mensagens de ausência e de boas-vindas, por exemplo.

Com ferramentas mais avançadas, o próprio chatbot consegue fazer o primeiro atendimento ao cliente, compreendendo suas demandas e tirando dúvidas simples. Além disso, ele pode fazer uma triagem, direcionando o cliente ao departamento desejado automaticamente. Essa aplicação da inteligência artificial na contabilidade está disponível em soluções como o Confi com WhatsApp Business.

3. Classificação de documentos

Por fim, chegamos a uma das aplicações mais interessantes — e desconhecidas por muitos empreendedores. Como explicamos na seção anterior, a prática contábil gera muitos dados e isso pode ser aproveitado para alimentar a inteligência artificial na contabilidade. 

Além disso, a partir da leitura dos documentos, a própria IA pode aprender a analisar e extrair dados como CNPJ, competência e data de validade. Desse modo, ao invés de organizar seus documentos de forma manual, você poderia delegar essa tarefa à tecnologia.

Esse tipo de aplicação ocorre no classificador de documentos do Confi. Os clientes precisam apenas enviar os documentos para o classificador e a própria IA entende qual é o tipo, a qual cliente ele pertence e qual a competência. Ela, inclusive, direciona o documento para a tarefa correta, permitindo conclui-la. Assim, as informações também são enviadas para o cliente via e-mail e WhatsApp, pela inteligência artificial do Confi. 

A partir disso, observe quantos passos da tarefa são abreviados pela aplicação da inteligência artificial na contabilidade. 

Conclusão: os impactos da inteligência artificial na contabilidade

Para terminar, é importante ponderar que a inteligência artificial não chega, de forma alguma, para substituir os contadores ou diminuir sua importância. Na verdade, o intuito delas é fazer com que o papel estratégico dos bons profissionais sejam evidenciados. 

Isso porque, investindo menos esforço e tempo para as tarefas repetitivas, o profissional pode aumentar sua produtividade e trabalhar mais no sentido de gerar valor aos clientes. 

Sendo assim, a combinação da inteligência artificial na contabilidade à capacidade estratégica dos bons profissionais permite que todos sejam beneficiados — contadores e clientes. A nova era da contabilidade já começou e você pode embarcar nela com o Confi. Para conhecer mais detalhes das nossas ferramentas e da nossa IA, entre em contato.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: