Certamente, com o CRC na mão a ideia de ter seu próprio escritório passou pela sua cabeça. Esse não é um caminho simples e você precisa atentar-se a alguns detalhes importantes se quer realizar esse sonho.
Neste artigo, listamos 5 passos que você deve percorrer para entrar no mundo do empreendedorismo contábil! Preparado?
1. Pesquisa de mercado
O primeiro passo para criar o seu escritório de contabilidade é a realização da pesquisa de mercado. Nessa pesquisa, você deve definir:
- Perfil do cliente
- Principais concorrentes
- Comportamentos e tendências do mercado
- Tamanho do mercado
O objetivo deste estudo é avaliar as principais dores do mercado que ainda não estão sendo sanadas. Assim, você poderá identificar boas oportunidades de crescimento e diferenciais que sua empresa poderá utilizar para se destacar dos concorrentes.
2. Planejamento estratégico
Parece óbvio, mas o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso do seu escritório. Ele servirá como base para todos os procedimentos internos e externos que seu escritório virá a realizar. Com a pesquisa de mercado concluída e os resultados compreendidos, comece a esboçar e definir quais serão:
- Seus serviços: será um escritório generalista ou segmentado?
- Seu público: qual é o perfil ideal de cliente que você deseja atender?
Dica! Comece esboçando seu público alvo (exemplo: empresas de Lucro Real) e depois defina seu perfil de cliente ideal (exemplo: empresário com mais de R$ 6.000.000,00 de faturamento mensal, tendo a folha de pagamento como maior dor do negócio).
- Seus diferenciais: por que as empresas devem contratar seus serviços e não o da concorrência?
- Capital de investimento: realize uma projeção financeira de quanto você precisará investir para iniciar a empresa e manter o fluxo de caixa rodando até atingir o equilíbrio, mediante suas ambições de crescimento.
3. Defina sua localização e inicie a documentação
Com o planejamento estruturado, é hora de definir o endereço da constituição de seu CNPJ.
Locais comerciais permitem maior visibilidade e atração de clientes e, neste caso, o ideal é que você esteja posicionado próximo ao público que deseja atrair.
Depois de obter o endereço, é hora de iniciar os processos de abertura na Junta Comercial, Receita Federal e Secretarias Municipais.
4. Encontre as pessoas certas!
Profissionais bem qualificados e motivados são um dos pilares para manter a saúde e o crescimento das empresas, principalmente no estágio inicial.
Neste momento, opte por contar com pessoas que acreditam no propósito de sua empresa e tendem a contribuir com o avanço do empreendimento, pois elas serão essenciais para a entrega de qualidade dos serviços, levando à expansão e crescimento do negócio. Definir um perfil detalhado do profissional que se encaixa bem no seu escritório poderá ajudar no momento das contratações.
Mapeie os serviços que devem ser oferecidos aos clientes e também as atividades rotineiras para manutenção da empresa, sendo elas tanto as administrativas, quanto as que promovem um bom ambiente de trabalho.
A partir disso, defina um bom escopo de trabalho estimando a capacidade produtiva do seu time sem deixar ninguém sobrecarregado, tão pouco, ocioso.
Também tenha em mente possíveis contratações como agências de marketing e softwares de gestão, eles podem te ajudar a trazer mais rentabilidade e otimização de custos!
5. Padronize sua qualidade!
Tendo o portfólio de serviços definidos e as principais rotinas do escritório estipuladas, chegou a hora de definir bons processos e ferramentas que facilitarão seu dia a dia e farão da sua operação mais eficiente desde o início!
Um sistema contábil é indispensável para otimização das obrigações e a gestão das atividades é ainda mais importante, visto que uma boa organização das execuções de seu time evita perda de prazos, geração de multas e gera um diferencial competitivo ao seu escritório quando associada a inteligência artificial que a Confi Software oferece!
Com o Confi os colaboradores podem focar o seu tempo no que realmente importa: a qualidade dos serviços entregues e a fidelização de seus clientes. Além de ser uma ferramenta completa, o sistema é super intuitivo e possui uma fácil implantação.
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