A história da contabilidade nos mostra que essa profissão surgiu com o simples propósito de manter registros das contas de instituições e empresas. Mas, com o tempo, ela foi evoluindo exponencialmente — até porque os registros contábeis contém informações importantes para tomar decisões estratégicas. É a partir disso que começa o debate sobre o papel estratégico da contabilidade, especialmente nas últimas quatro ou cinco décadas.
Com seus conhecimentos e com as informações que produzem, os contadores e contadoras podem contribuir para muitas decisões e planejamentos importantes dentro das organizações onde atuam. Seu papel consultivo pode ir muito além da contabilidade — e, em diversos casos, já vai. A questão é como agregar esse valor para seus clientes.
Sim! A contabilidade estratégica pode ser um diferencial competitivo do seu escritório frente à concorrência. Isso também pode ajudar você a fidelizar seus clientes — fazendo com que eles não troquem você por nenhum novo escritório ou por uma contabilidade digital.
Nos próximos parágrafos, nós repassamos alguns pontos-chave sobre o papel estratégico da contabilidade nas empresas — e depois analisamos a importância de promover esse aspecto junto ao cliente, para que ele enxergue valor nisso.
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Refletindo sobre o papel estratégico da contabilidade
Como você já sabe, a contabilidade é estratégica para as empresas e vai muito além do papel de guarda-livros de antigamente. E isso começa pelas próprias funções da contabilidade no cenário atual. Um ótimo exemplo disso são o planejamento tributário e as decisões fiscais.
Veja bem: o planejamento tributário de uma empresa pode influenciar sua carga de impostos significativamente. Isso impacta diretamente o caixa da empresa, bem como sua capacidade de investimentos. Isso é o papel estratégico da contabilidade.
Além disso, as estratégias fiscais criadas por um contador podem permitir que uma empresa otimize seus recursos sem deixar de pagar nenhum imposto ou conta. Seja aproveitando toda isenção fiscal e crédito tributário — ou pagando contas nas melhores datas para aproveitar os recursos da empresa. Um bom contador é muito importante nisso.
Também vale mencionar que as informações produzidas pelos contadores são indispensáveis ao planejamento financeiro de uma empresa. E um planejamento financeiro é importante na hora de definir estratégias comerciais, de produção, marketing — e todas as outras áreas da empresa. Mas esses não são os únicos papéis estratégicos da contabilidade. Veja a seguir.
1. Avaliar a saúde financeira da empresa
A contabilidade fornece informações que são essenciais para avaliar a saúde financeira das empresas de forma clara — e guiar as tomadas de decisão. Desde o balanço patrimonial e as demonstrações de resultados até relatórios mais específicos que você pode oferecer para seu cliente, todas essas informações são muito importantes para qualquer empresário.
Inclua nessa lista as avaliações de custos (direto e indireto, fixo e variável, além de possíveis reduções de custo), análises de fluxo de caixa, avaliações de rentabilidade, entre outros dados importantíssimos que passam pela contabilidade.
2. Identificar padrões e mapear tendências
Ao longo do tempo, a contabilidade produz séries históricas de informações que possibilitam estudar longos períodos. Com isso, um bom estrategista consegue identificar padrões para orientar decisões estratégicas: desde uma sazonalidade nas vendas até uma nova tendência de mercado que surgiu nos últimos relatórios.
Afinal, as tendências de mercado não são “exercícios de futurologia”. Os analistas costumam observar dados de períodos anteriores para entender o que está acontecendo e para onde os mercados devem seguir no futuro próximo, de acordo com os padrões. As informações que a contabilidade fornece são essenciais para isso — e o olhar estratégico dos contadores pode ajudar bastante nesse tipo de análise.
3. Avaliar o desempenho de projetos
Voltando para uma questão mais cotidiana, a contabilidade também é indispensável para que as empresas consigam avaliar sua rentabilidade — e compreender melhor o desempenho de seus produtos, serviços ou projetos. Isso começa pela análise do retorno sobre o investimento (ou de receitas x custos), que pode estar no escopo da contabilidade.
A partir disso, o contador pode criar estudos que avaliam a rentabilidade e viabilidade de cada produto, serviço ou projeto de uma empresa. E, assim, ele pode auxiliar na importante decisão de manter, encerrar ou continuar determinados projetos. É mais um grande exemplo do papel estratégico da contabilidade nas empresas.
4. Analisar os investimentos e alocação de recursos
Outra questão importantíssima para qualquer negócio onde a contabilidade tem papel central é a alocação de recursos e análise de investimentos. Afinal, os contadores podem cruzar as informações e auxiliar os decisores na hora de determinar os investimentos em cada área da empresa — bem como as possibilidades de investimento em novos projetos e expansões.
Até mesmo porque, como vimos nos itens 1 e 2 dessa lista, a contabilidade ajuda na avaliação da saúde financeira e pode identificar tendências (como projeções de receitas, para avaliar se a empresa terá como arcar com um determinado investimento).
5. Orientar a gestão de riscos
Por fim, outro papel estratégico da contabilidade é mostrar o quanto a empresa está exposta a eventuais riscos, de acordo com sua saúde financeira e as principais tendências.
Com seus conhecimentos, os contadores podem cruzar as informações com dados externos, como taxas de juros, crescimento (ou retração) da economia da região, variações cambiais e várias outras informações importantes para fazer planos no longo prazo. Isso também ajuda a mitigar eventuais riscos, caso a empresa decida fazer alguma “aposta arriscada”.
Leia também: Como (e por que) oferecer educação financeira para clientes contábeis?
Como agregar valor com a contabilidade estratégica
A reflexão anterior foi essencial para entendermos tudo o que a contabilidade pode fazer pelos clientes , indo muito além do estereótipo que alguns clientes ainda têm — e que abrem brechas para cancelamentos de contrato, barganha de preço e outras questões que dificultam o dia a dia dos contadores . Você, talvez, já tenha passado por isso.
A questão que queremos trazer aqui é que ao evidenciar essa contabilidade estratégica , você se coloca em outro patamar junto aos clientes. Seu trabalho será muito mais valorizado.
A verdade é que, provavelmente, você já desempenha vários desses papéis estratégicos de contabilidade para seu cliente — quando não todos. Mas se o seu cliente não percebe — e não valoriza isso —, todo esse esforço pode ter menos retorno. Não é isso que queremos, certo?
Valorizar a contabilidade como um parceiro estratégico junto a seus clientes.
- Envio de relatórios: Você provavelmente envia muitas informações para seus clientes todos os meses, certo? Mas se você formata isso em relatórios, com uma aparência e entrega mais profissionais, as informações são mais valorizadas do que quando são enviadas no corpo do e-mail ou direto pelo WhatsApp.
- Análises estratégicas: Você costuma “trocar ideias” com os clientes em mensagens e reuniões? Isso é ótimo, claro. Mas você também pode formatar essas propostas para valorizá-las, seja em documentos ou apresentações. Na maioria das vezes, isso é algo que os clientes não esperam.
- Publicações nas redes: Mostre seu trabalho e o quanto você se dedica a cada cliente nas redes sociais. Faça stories mostrando quando você fica até tarde no escritório e a montanha de arquivos que, às vezes, se acumulam na sua mesa ou computador. Faça todos entenderem que seu trabalho é árduo e merece ser muito valorizado.
- Compartilhe conhecimento: Além disso, você pode usar as redes sociais e sites/blogs para mostrar o que você sabe sobre a área e os conhecimentos estratégicos que você pode utilizar a favor de seus clientes. Assim, seus clientes vão lhe respeitar mais e os novos clientes já saberão que estão lidando com um profissional diferenciado.
- Traga comprovações: Se possível (se os clientes concordarem) compartilhe um “case de sucesso” ou um depoimento de um cliente, mostrando o papel estratégico que seu trabalho teve para a empresa dele. Você não precisa expor nenhum dado sensível para mostrar que você faz a diferença junto a seus clientes.
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