Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

Como (e por que) oferecer educação financeira para clientes contábeis?

Os contadores estão sempre estudando as leis, buscando técnicas para conseguir melhores resultados para seus clientes, aprendendo sobre novas ferramentas contábeis, entre outros esforços que vão muito além daquela visão “operacional” que muitas pessoas ainda têm da contabilidade. E é exatamente aí que mora o problema que nos leva ao assunto do artigo.

É muito importante educar os clientes contábeis — tanto no que diz respeito ao trabalho feito pelos contadores, quanto à educação financeira. A educação abre espaço para que os clientes reconheçam o papel estratégico da contabilidade, em todas as suas especialidades. 

Há muitos motivos pelos quais você deveria investir na educação financeira para seus clientes contábeis. Apesar dessa não ser uma atribuição do contador, necessariamente, isso contribui para que você se aproxime dos seus clientes, além de agregar valor aos seus serviços. 

Em última instância, a educação financeira para clientes contábeis — especialmente as micro e pequenas empresas — permite que os negócios sobrevivam e prosperem. Assim, você evita perder clientes porque as empresas fecharam, como ocorre com tantos negócios no Brasil.

Pensando em tudo isso, o artigo a seguir vai mostrar a importância e os benefícios de investir em educação para clientes contábeis, com foco na educação financeira. Depois, vamos trazer algumas orientações importantes para você fazer isso. 

A importância da educação financeira para clientes

A história da contabilidade nos mostra que essa ciência evoluiu muito ao longo das décadas, assumindo um papel estratégico e gerencial para seus clientes — sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Mas, por algum motivo, muitas pessoas ainda têm a visão do guarda-livros. 

Por mais que você atue de forma estratégica, com muita inteligência e técnica, para manter os clientes em conformidade com a lei, muitos continuarão com dificuldade para enxergar valor nos seus serviços. O contador é visto como um burocrata ou um “mal necessário”. Portanto, é um daqueles serviços em que se deve buscar o mais barato. 

É pensando assim que muitas empresas decidem recorrer às contabilidades online, ao invés de contratar um bom profissional, que ajudaria seu negócio a crescer. 

Contudo, não podemos olhar para essa questão como se fosse “culpa” do cliente (ou mesmo das contabilidades online). Afinal, o cliente está decidindo com base nas informações que ele tem. E se ele só vê o lado burocrata da contabilidade — as DARFs que chegam para ele pagar —, essa é a visão que ele terá do contador.

Cabe a você, contador, encontrar maneiras para transformar essa realidade. Nesse contexto, a educação financeira para clientes contábeis é uma das melhores estratégias para que os seus clientes lhe valorizem mais como profissional — e enxerguem mais valor nos seus serviços, por consequência. Além disso, permite que você crie relações de confiança com seus clientes, que vão além da prestação de serviço pura e simples. 

Uma prestação de serviço pura e simples tem preço — e quanto menor, melhor. Uma relação de confiança com um profissional vale muito mais. 

Os benefícios de educar os clientes contábeis

Além do que mencionamos acima, sobre construir uma relação de confiança que agrege valor aos serviços, educar os clientes contábeis têm muitos outros benefícios. Para começar, é um fato que empreender no Brasil é muito difícil — tanto que cerca de 20% das micro ou pequenas empresas brasileiras fecham antes dos cinco anos, segundo dados do Sebrae. Há um número assombroso de empresas que não completa nem o primeiro aniversário.

Para o contador, oferecer educação financeira para seus clientes é uma forma de assegurar a saúde e a sobrevivência desse negócio — afinal, se ele fechar, o contador perderá um cliente. E se ele tiver dificuldades financeiras, provavelmente terá dificuldades para pagar pelos serviços.

Novamente, a educação financeira não é uma atribuição direta do contador — mas, sendo um profissional que lida diretamente com as finanças de uma empresa, ele tem muito a ensinar e pode se beneficiar muito dela. A seguir, nós listamos mais benefícios:

  • Relacionamentos melhores com os clientes, aumentando as chances de fidelização, com contratos em médio e longo prazo.
  • Desenvolvimento de um diferencial competitivo em relação a outros escritórios de contabilidade que não oferecem essa atenção ao cliente. 
  • Posicionamento da marca do escritório no mercado, o que pode ajudar a atrair mais clientes para sua contabilidade. 
  • Aumento do ticket médio, através de serviços com alto valor agregado para o cliente.

Em última instância, tudo isso contribui para que seu escritório de contabilidade fature mais e ele próprio tenha mais chances de prosperar, em meio a um ambiente tão competitivo.

Dicas importantes para educar os clientes contábeis

A verdade é que educar os clientes contábeis pode ser mais prático do que você imagina. Não é preciso ter uma grande estrutura ou criar cursos formais, que custam caro. Você pode iniciar com materiais simples, produzidos no escritório, e até em reuniões com os clientes. 

O mais importante é conhecer seu cliente e compreender quais são os assuntos ou temas ele realmente precisa aprender. A partir disso, você pode pensar nas orientações que tem para dar com base na sua experiência — e quais temas precisa pesquisar, para repassar boas ideias. Aí, é hora de colocar tudo isso em prática, levando o conhecimento ao cliente. 

Para isso, algumas técnicas são essenciais.

Mostre seu trabalho

Você já ouviu aquele ditado que diz “à mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”? Pois bem: para que o cliente enxergue valor nos seus serviços, não basta trabalhar por ele. Seu cliente deve ver que você está trabalhando. 

Por isso, pense em maneiras de enviar mais atualizações do seu trabalho para o cliente e de mantê-lo mais próximo do seu escritório de contabilidade. Em cada ponto de contato, busque explicar mais sobre as técnicas e conhecimentos que você utilizou e quais resultados isso irá proporcionar para o cliente. Em resumo, valorize seu trabalho, além de entregá-lo.

Seja didático e acessível

Assim como você precisou de estudar por anos na faculdade de Ciências Contábeis e ainda estudou muito depois de concluir o curso, o cliente também tem seu tempo para aprender os temas que você irá ensinar. Por isso, é importante ser didático e buscar formas interessantes de transmitir os conhecimentos.

Construa bem suas argumentações e explique os assuntos de forma clara e compreensível. Não subestime o cliente, mas parta sempre do pressuposto de que ele não sabe aquilo que você está falando — o especialista é você. Então, para facilitar o entendimento, vale utilizar analogias, gráficos, vídeos, histórias, entre outros recursos. Isso vale tanto para a educação financeira, quanto para explicar a importância da contabilidade.

Crie materiais, mesmo que simples

Muitas vezes, nós pensamos que um material educativo precisa ser uma super-aula, de um curso caro, com professores famosos. Mas, para um cliente que nada sabe, um mero áudio no WhatsApp com orientações pode fazer toda a diferença. 

O que queremos dizer com isso é que você pode desenvolver materiais educativos simples, mas muito efetivos, com os recursos que possui. Por exemplo:

  • Uma apresentação de PowerPoint ou Google Slides,
  • Um documento em Word com todas as orientações,
  • Um eBook simples, produzido no Canva,
  • Vídeoaulas gravadas e editadas no celular, 
  • Orientações transmitidas em meio a uma reunião.

Qualquer uma dessas iniciativas, por mais simples que sejam, já são melhores que continuar sem a educação de clientes contábeis. Pense nisso!

Invista no marketing de conteúdo

Falando em iniciativas simples, uma ferramenta de educação financeira e contábil que está ao alcance de todos os profissionais é a internet. Você pode educar os clientes contábeis — e até atrair novos! — com publicações em redes sociais, como o Instagram e TikTok. Se você possui muitos clientes pessoa jurídica, considere usar o LinkedIn. 

Você pode criar vídeos com dicas rápidas, além de conteúdos em texto e imagem. Conforme os clientes seguem seu perfil e consomem o conteúdo, você alcança seu objetivo de educar. 

E se você não sabe como fazer posts, saiba que é muito prático criar imagens em ferramentas como o Canva. Para vídeos, você pode utilizar a câmera do seu celular e um aplicativo como o CapCut para editar. Se você tiver verba para investir, considere contratar um profissional.

Falando em redes sociais, você já segue o Confi Gestão de Tarefas Contábeis no Instagram?

O que ensinar para os clientes

Para finalizar esse artigo, você talvez esteja em dúvida do que ensinar para os clientes — seja sobre educação financeira ou sobre a própria contabilidade. A melhor maneira de decidir isso é conhecendo os clientes e listando as dúvidas mais comuns. Mas, além disso, existem certos pontos que são indispensáveis:

  • Como e por que desenvolver um planejamento financeiro.
  • Como controlar o fluxo de caixa da empresa.
  • Controle de gastos e corte de despesas de forma eficiente.
  • Negociação de prazos e condições de pagamento. 
  • Uso de ferramentas de gestão financeira. 
  • Criação e acompanhamento de metas de gestão financeira. 

A partir desses tópicos, você consegue desenvolver uma infinidade de conteúdos e conversas com seus clientes. Afinal, cada perfil de cliente terá dúvidas e necessidades diferentes dentro de cada um desses assuntos. E só você, conhecendo essa realidade, pode desenvolver uma estratégia eficaz para educar seus clientes contábeis. 

Dito isso, você talvez esteja pensando em como ter tempo para fazer tudo isso. É aí que entra o Confi, sistema de gestão de tarefas contábeis. Nós estimamos que os contadores gastam até 15 dias úteis com tarefas repetitivas, que poderiam ser automatizadas com a ajuda de um sistema. Com o Confi, você consegue realizar o trabalho que já realiza para o cliente de modo mais eficiente e rápido — fazendo com que sobre mais tempo para outras iniciativas, como a educação financeira. Se você gostou da ideia, clique aqui para saber mais sobre o Confi.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: