Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

Planejamento tributário: uma oportunidade para contadores no fim do ano

O final do ano é um dos principais momentos para a contabilidade. Afinal, estamos na época do planejamento tributário, quando as empresas podem mudar seus regimes para o próximo exercício. Mesmo com a aprovação da reforma tributária, em meados de 2023, o cenário para o futuro próximo continua semelhante ao que já conhecemos, exigindo um bom planejamento para não pagar impostos de forma desnecessária.

A questão é que, em meio às obrigações do dia a dia, muitos contadores se esquecem de que existem oportunidades relacionadas ao planejamento tributário, no fim do ano. 

Isso quer dizer que, ao invés de atuar de forma reativa — fazendo o planejamento apenas para os clientes que solicitam esse serviço — você pode atuar de forma pró-ativa. Dessa forma, sua contabilidade pode começar o próximo ano “com o pé direito”, conquistando os clientes. 

A partir desse pensamento, é possível atuar de duas formas: a primeira para fidelizar clientes já existentes e a segunda para conquistar novos clientes, aumentando o faturamento nesses últimos meses do ano. Nos próximos parágrafos, nós explicamos melhor cada ideia, para que você possa decidir qual faz mais sentido para sua contabilidade.

Leia outros conteúdos informativos para contadores e escritórios de contabilidade no blog do Confi Gestão de Tarefas Contábeis

1. Planejamento tributário simples, incluso no plano

A primeira opção envolve oferecer um serviço adicional para seus clientes existentes, quase como um presente de final de ano. 

Isso envolve a realização de um planejamento tributário simples, onde você irá comparar os principais regimes disponíveis (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real) e apresentar a melhor opção para o próximo exercício. Como podemos imaginar, você poderá concluir que a opção atual é mesmo a mais interessante para a empresa — ou sugerir uma mudança para o próximo exercício. 

De qualquer forma, esse exercício será interessante para o cliente — que talvez já estivesse interessado nele. Mas oferecê-lo de forma pró-ativa faz com que você ganhe muitos pontos com esse cliente, contribuindo para sua fidelização e para a renovação dos contratos. Além disso, você mostra que está sempre acompanhando as novidades em legislação e técnicas contábeis, para oferecer o melhor serviço ao cliente. 

A ideia, como dissemos no título da seção, é oferecer esse planejamento tributário sem cobrar valores adicionais — oferecendo-o como uma espécie de presente para os clientes que fazem parte da sua carteira. 

Em resumo, trata-se de um trabalho relativamente simples — mas que pode ser volumoso, é claro, dependendo do número de clientes que você tem. Dito isso, ele gera muito valor para os clientes que vão recebê-lo e pode fazer toda diferença para sua relação com essas empresas no próximo exercício.Então, que tal começar o próximo ano com clientes fidelizados?

2. Planejamento tributário completo, pago à parte

A segunda abordagem possível para o planejamento tributário de fim de ano é oferecer um estudo mais completo. Mas, sendo esse um serviço superior ao descrito acima, a ideia não é fazê-lo de graça — mas sim como algo à parte. 

Desse modo, você também pode aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade nesse fim de ano e oferecer esse serviço para outras empresas — atraindo novos clientes. E como você pode imaginar, esse estudo deve ir além da análise de regimes fiscais. Ele precisa envolver também uma análise das operações dos clientes. Por exemplo:

  • Para clientes de serviços, observe se a tributação está sendo feita da maneira correta, assim como a emissão das notas fiscais, além de descobrir se o ISS recolhido poderia ser substituído pelo ISS fixo.
  • Para clientes de produtos, como fábricas, você pode analisar os NCMs, buscar algum benefício fiscal — seja no estado onde a empresa está instalada ou fora dele —, entre outros cálculos importantes.

Mas é claro: como esse trabalho envolve estudos mais aprofundados e exige mais tempo, ele pode ser vendido à parte — até porque vale a pena pagar por ele. Para tanto, também é muito importante apresentar esse planejamento com o máximo de qualidade e atenção ao detalhe, como você sabe fazer.

Dito isso, você pode divulgar esse serviço para seus clientes por meio das redes sociais — até mesmo aproveitando o marketing de conteúdo, que apresentamos nesse outro artigo.

 

Como ter tempo livre para fazer esses trabalhos?

Ao observar essas ideias, você talvez esteja se perguntando como arranjar tempo para fazer os planejamentos tributários em meio a todas as obrigações que você possui. E a resposta é simples: com uma boa gestão de tempo.

A verdade é que muitos contadores e profissionais em escritórios de contabilidade fazem um mau gerenciamento de tarefas — reservando muito tempo para trabalhos com um baixo valor agregado. Desse modo, é mesmo difícil restar tempo para algo como os planejamentos que nós sugerimos neste artigo. 

Mas quando você adota soluções que diminuem o retrabalho, automatizam tarefas repetitivas e aumentam a produtividade do trabalho contábil, isso se torna muito mais simples. Há vários exemplos de trabalhos que você pode automatizar de forma simples:

  • organizar calendários para lembrar de obrigações;
  • fazer a gestão de tarefas contábeis, antes mesmo de iniciá-las;
  • organizar documentos e enviá-los por e-mail para os clientes;
  • buscar atualizações junto às instituições fiscais.

Você pode automatizar essas e outras tarefas contábeis com um sistema muito acessível, como o Confi. Com um baixo investimento, você delega a parte operacional da contabilidade para nossa inteligência artificial exclusiva — permitindo que sobre mais tempo para trabalhos como o planejamento tributário de fim de ano. Ou seja, trabalhos que geram muito valor para os clientes e grandes oportunidades para seu escritório contábil. 

Para saber saber mais sobre o Confi Gestão de Tarefas Contábeis — e como ele pode ajudar sua contabilidade — entre em contato pelos botões nos cantos da página.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: