Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

Como transformar seu escritório contábil em uma startup?

As startups estão revolucionando a economia e a forma de fazer negócios. São empresas que trabalham de forma mais dinâmica e costumam crescer rápido, com possibilidades de ganhos exponenciais. Por conta disso, cada vez mais contadores e empresários desse setor buscam transformar seu escritório contábil em uma startup. Sim, isso é possível!

A verdade é que qualquer empresa pode se inspirar no modelo de funcionamento e na lógica de trabalho das startups para conquistar mais eficiência e competitividade, visando alcançar um crescimento maior em médio ou longo prazo. Essa ideia também vale para as empresas contábeis: por mais tradicional que a profissão seja, uma vez que a história da contabilidade é milenar, os escritórios e profissionais se modernizam continuamente — e podem incorporar as tecnologias e técnicas de gestão das startups.

Nesse sentido, aliás, é importante explicar que a diferença entre um escritório de contabilidade tradicional, ou de empresas tradicionais para startups vai muito além do uso da tecnologia. Na verdade, as startups de tecnologia são apenas uma parte desse universo. O essencial é mudar a forma de trabalhar e pensar nos negócios, no dia a dia, além do produto/serviço prestado.

Nós vamos explicar melhor todas estas diferenças, o que fazer para transformar seu escritório contábil em uma startup na prática e quais os benefícios disso, no artigo a seguir. 

Confira outros artigos sobre contabilidade e gestão de tarefas contábeis no blog do Confi

Quais são as características das startups?

As características das startups vão muito além do uso de tecnologias ou da mera inovação só pela inovação: é uma nova forma, mais dinâmica e ambiciosa, de trabalhar e fazer negócios. A lógica das startups possui muitas características marcantes, que você pode aplicar a todos os setores — inclusive a um escritório contábil

1. Inovação além da tecnologia

A primeira e mais importante característica das startups que você deve aplicar ao escritório contábil é a inovação. Muitas vezes, a inovação é confundida com a tecnologia, ou com uma busca por coisas novas, simplesmente por serem novas. Na verdade, a ideia de inovação está mais relacionada a buscar novas formas de enxergar os problemas, bem como soluções mais eficientes para resolvê-los. 

Nesse sentido, a inovação pode tanto ser incremental — isto é, melhorando algo que já existe — ou disruptiva, trazendo uma solução radicalmente nova, com outros paradigmas, para uma determinada questão. Em todo caso, para transformar seu escritório contábil em uma startup ou fintech contábil, a inovação deve fazer parte do seu dia a dia. 

2. Mais flexibilidade no trabalho

As empresas tradicionais e escritórios contábeis costumam ter bastante burocracia e seus processos são muito bem definidos. Até certo ponto, isso é essencial, não é mesmo? Afinal, os contadores lidam com questões sensíveis dos clientes, prazos e documentações que, se não forem respeitados, podem gerar graves problemas. 

Porém, o respeito aos processos não pode engessar a inovação e criatividade. Essa é outra característica das startups que nós precisamos incorporar aos negócios contábeis: trabalhar com mais flexibilidade, dando espaço para que as novas ideias nasçam e se desenvolvam — ao invés de “matá-las no berço”, por questões burocráticas. 

3. Processos e métodos de trabalho ágeis

Provavelmente, você conhece casos de startups que nasceram em garagens e se tornaram grandes empresas. Acontece que, para isso, as empresas funcionam por algum tempo com recursos escassos, fazendo muitas tarefas em pouco tempo. Eficiência é palavra de ordem. 

Para isso, é importante buscar metodologias ágeis de trabalho, alinhando frequentemente as expectativas com a equipe e os clientes — para garantir que ninguém perderá tempo com uma tarefa sem importância. 

4. Escalabilidade dos negócios

Quantos clientes você consegue atender atualmente com a equipe que possui? E de quantas pessoas precisaria para atender a 500, 1000 ou 5000 clientes? 

Uma das principais características das startups é a escalabilidade — ou seja, a capacidade de crescer sem aumentar excessivamente sua equipe ou seus investimentos. É essencial ter um plano de crescimento sólido e factível, quando você tem uma startup ou fintech contábil. Isso é o que vai garantir a saúde dos negócios, no longo prazo. 

Qual a diferença entre startup e empresa tradicional?

As startups são diferentes das empresas tradicionais e de um escritório contábil em diversos aspectos: objetivos, estrutura, métodos de gestão, modelos de controle e até na forma como financiam suas atividades. Isso não significa que um modelo seja superior ao outro, é claro, já que muitas empresas tradicionais conseguem ter resultados sólidos no longo prazo. Trata-se de uma questão de escolha e de se manter fiel ao caminho escolhido.

Dito isso, vamos analisar um pouco melhor as principais diferenças:

  • Objetivos: As empresas tradicionais buscam a estabilidade, com eventual crescimento no longo prazo. Já as startups criam planos para “escalar os negócios” no curto/médio prazo, com enorme foco no crescimento da base de clientes. 
  • Estrutura: As empresas tradicionais funcionam com uma hierarquia clara, setores bem divididos e funções definidas, enquanto as startups costumam ter equipes enxutas e o colaborador pode desempenhar diferentes funções, de acordo com suas capacidades.
  • Gestão: Toda empresa, seja tradicional ou startup, precisa evoluir para se manter viva no mercado. A questão é que, em uma startup, a inovação é uma prioridade da gestão e todos os colaboradores, independente do setor e cargo, são encorajados a buscá-la.
  • Controle e financiamento: Nas startups, é comum buscar financiamentos externos e programas de aceleração, ainda que seja necessário abrir mão do controle das ações da empresa. Já um escritório contábil tradicional investe de acordo com suas próprias possibilidades, com os recursos disponíveis. 

Então, como dissemos, não se trata de uma questão de superioridade. Esses dois modelos — startup ou negócio tradicional — podem ser adequados para seu escritório contábil. A questão é que, se você escolher por um, é essencial agir de acordo com essa escolha. 

Como transformar seu escritório contábil em startup, na prática?

Se você analisou as características, diferenças e decidiu que deseja mesmo transformar seu escritório contábil em uma startup, é necessário fazer algumas modificações na maneira de trabalhar. Mais do que a tecnologia, a inovação e eficiência devem se tornar centrais em seu dia a dia. A partir desse pensamento, nós temos algumas sugestões a seguir.

1. Sua startup contábil precisa ser escalável

Como mencionamos, a escalabilidade dos negócios é uma das principais características das startups. Sendo assim, você precisa pensar em um plano de crescimento sustentável, em que as receitas possam crescer sem que os custos tenham que aumentar na mesma proporção.

Sendo assim, se você precisa contratar uma equipe nova a cada cliente que entra no escritório contábil, seu negócio não é escalável. É importante frisar que a ideia não é sobrecarregar cada colaborador, fazendo com que ele atenda a inúmeros clientes — e sim automatizar processos, para que eles dependem menos de pessoas. Assim, não importa se você atende a cem ou mil clientes: sua empresa vai “dar conta do recado” sem fazer tantas contratações. 

Com a escalabilidade, você também consegue aumentar sua lucratividade, especialmente no longo prazo, quando a base de clientes crescer. 

2. Sua startup contábil precisa de metodologia

A grande questão, quando falamos de escalabilidade em um escritório contábil, é que muitos funcionam em uma lógica artesanal — onde os contadores atendem aos clientes de maneira excessivamente personalizada, com muito trabalho manual. Nesse cenário, pode até parecer impossível escalar os negócios, conquistando centenas de clientes. 

Porém, para ser escalável, seu negócio contábil precisa de uma metodologia bem definida — sem abrir mão do fator humano e da qualidade de atendimento, mas perdendo menos tempo com tarefas repetitivas e questões que não agregam valor ao cliente final. Nem todo processo precisa ser humano e manual. 

Com processos bem definidos, você sabe exatamente de quais recursos (materiais, humanos e financeiros) precisa para atender sua base atual de clientes, até onde pode ir com a equipe atual e quanto precisa crescer para alcançar seus objetivos. 

3. Transforme seus serviços em produtos

Como consequência dos dois itens anteriores, o próximo passo é transformar seus serviços de contabilidade em produtos. Isso não quer dizer que você vai deixar de trabalhar como um escritório contábil, com atividades contábeis — mas sim que você vai ter pacotes de serviço muito bem definidos, com uma gama limitada de opções. 

Isso agiliza muito as negociações e permite alcançar os outros objetivos que mencionamos, como a escalabilidade. Afinal, você sabe exatamente de quantos recursos precisa e qual é o custo para vender cada pacote — então, conforme os pacotes são vendidos, você consegue se planejar para entregar esses serviços. 

Por fim, observe que nós falamos pouco sobre tecnologia e falamos muito sobre eficiência. Isso porque a tecnologia atua nas startups justamente para proporcionar a eficiência. Nesse sentido, uma das principais atribuições da tecnologia em startups contábeis é fazer com que as equipes percam menos tempo com tarefas repetitivas e que não agregam valor ao cliente. 

Na prática, isso inclui a gestão das tarefas contábeis, a organização de documentos, o envio de e-mails e várias outras coisas que nós fazemos somente para poder começar a trabalhar. Em um escritório contábil tradicional, estima-se que os contadores percam 15 dias por mês com tarefas que poderiam ser automatizadas, por exemplo. Pensando nisso, investir em um sistema de gestão de tarefas contábeis como o Confi pode ser a sua primeira inovação em busca da eficiência que transformará seu escritório contábil em uma startup.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: