Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

BPO financeiro: uma estratégia lucrativa para escritórios de contabilidade

BPO Financeiro

Você talvez não conheça o serviço por esse nome, mas provavelmente já está familiarizado com seu conceito: BPO financeiro nada mais é que uma sigla em inglês para a terceirização da área financeira de uma empresa. Ou seja: ao invés de contratar pessoal “do financeiro”, as empresas contratam um fornecedor terceirizado. E esse fornecedor pode ser o seu escritório de contabilidade.

Essa é uma grande oportunidade para profissionais de contabilidade que têm essa expertise com processos financeiros — como é o caso de muitos contadores. Afinal, existem inúmeros empresários que não têm conhecimento ou tempo para realizar esse trabalho internamente. 

Até porque não precisamos ir muito longe para encontrar empresas que trabalham com uma equipe enxuta e não conseguem contratar especialistas para todas as funções. Entre atender aos clientes e cumprir outras tarefas essenciais ao core business da empresa, áreas como o administrativo e o financeiro acabam sendo negligenciados — feitos dentro do possível pelos donos ou por outros funcionários que não são especialistas na área. 

O BPO financeiro surge justamente para preencher essa lacuna. 

“Esse é um nicho que vem se destacando entre os contadores”, afirma a fundadora do Confi, Daniella Novak. Para ela, oferecer o serviço de BPO financeiro no escritório de contabilidade é uma grande oportunidade para aumentar a lucratividade do negócio — com um serviço além da contabilidade tradicional e que tende a ser mais lucrativo. 

Confira outros artigos sobre contabilidade e gestão no blog do Confi

Como funciona o BPO financeiro nos escritórios de contabilidade

Como dito, o BPO financeiro envolve a terceirização de todos os processos que seriam feitos pela área financeira interna de uma empresa. A título de curiosidade, BPO é uma sigla para o termo Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de negócios.

Isto posto, o serviço começa na conciliação bancária e geração de relatórios financeiros para a empresa — algo bastante trabalhoso e muito importante para os negócios. Além disso, pode incluir a gestão das contas a pagar, com agendamento de boletos para o cliente, assim como a gestão de recebimentos, com emissão de boletos e conciliação de cartões de crédito.

Também é interessante observar que um fornecedor de serviços financeiros tem a função de analisar as finanças do cliente com um olhar estratégico, ajudando-o a melhorar seu fluxo de caixa, planejar investimentos ou a fazer cortes de custos quando necessário.

Mas claro: tudo depende do que seu escritório de contabilidade tem capacidade e interesse de oferecer para o cliente.

Em vista disso, é muito comum oferecer pacotes ou planos de BPO financeiro, com mais ou menos serviços inclusos dentre as possibilidades. Essa pode ser uma estratégia interessante para atender a uma variedade maior de clientes e conseguir um lucro maior em cada plano.

Qual a diferença do BPO para uma consultoria financeira?

Para oferecer o BPO financeiro no escritório de contabilidade é importante compreender esse serviço em detalhes, não é mesmo? E uma das perguntas mais comuns dos clientes é sobre a consultoria financeira: afinal, qual a diferença entre os dois serviços?

Na verdade, a resposta é muito simples: a consultoria irá analisar as finanças e processos de uma empresa pontualmente, entregando um relatório com uma série de orientações. Porém, fica a critério da empresa colocar as orientações do relatório em prática e como fazer isso.

Já o BPO financeiro, sendo um serviço terceirizado, vai realmente se envolver em tudo que se relaciona à gestão financeira — o que inclui análise e planejamento, mas também a execução.

Leia também: 4 dicas para melhorar o relacionamento com seus clientes na contabilidade

Para quem oferecer o serviço de BPO financeiro?

Pensando em um cenário mais amplo, todos os negócios podem usufruir de um serviço de BPO financeiro — de modo que seu escritório de contabilidade tem um universo bem grande de oportunidades de prospecção.  

Contudo, as empresas que mais necessitam do auxílio externo desse serviço terceirizado são as pequenas e médias empresas, especialmente aquelas que estão começando a crescer. Os negócios com esse perfil costumam ter uma movimentação financeira intensa — com muitas contas a pagar, muitos boletos para receber… —, mas sem tanta estrutura para construir uma área financeira interna do zero, para cuidar disso.  

Talvez você conheça muitas empresas com esse perfil entre quem já é cliente do escritório de contabilidade, não é mesmo?

Mas é claro que, conforme você estruturar seu serviço de BPO financeiro, você pode expandir esse público-alvo. Isso porque ele é vantajoso até mesmo para grandes companhias, uma vez que é muito mais prático e barato que manter um setor financeiro interno. 

Benefícios

Além de diminuir custos, um bom serviço de terceirização dos processos financeiros oferece outros benefícios (que você pode usar como argumentos para convencer seu cliente):

  • Mais tempo para focar no core business da empresa, sem se preocupar com a gestão das finanças ou investir em contratação de pessoal para isso.
  • Com profissionais dedicados a controlar e cuidar das finanças da empresa, há muito mais segurança e saúde financeira, além da possibilidade de melhores resultados.
  • Com os relatórios financeiros do BPO, é possível identificar a necessidade de decisões no momento certo, seja para investir, para realizar cortes ou modificar processos. Com isso, o risco de ter prejuízos ou de perder oportunidades se torna menor.
  • O BPO financeiro também é interessante pelo aspecto da governança e controle, já que o envolvimento de uma empresa terceirizada diminui o risco de erros, fraudes e outros problemas similares na área financeira.
  • Vale mencionar que o financeiro está diretamente ligado à contabilidade e à área fiscal. Então, o cliente não precisa encaminhar balanços, boletos, notas e outros documentos para a contabilidade — pois isso está incluso no serviço do BPO financeiro.

Então, se você possui essa expertise na área financeira e conhece empresas que precisam do serviço, está na hora de agregar o BPO financeiro ao seu escritório de contabilidade.Com isso, você poderá rentabilizar ainda mais sua base de clientes e atrair novos, aumentando a renda e a lucratividade do seu negócio.

Dito isso, se você ainda tem dúvidas sobre como operacionalizar o BPO financeiro dentro da estrutura do escritório de contabilidade, fique de olho no blog do Confi. Nós vamos publicar outro conteúdo sobre esse assunto, descrevendo a operação do BPO em detalhes.



Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: