Se você quer atrair mais clientes, o marketing para contabilidade oferece diversas opções de estratégias. Algumas delas, como a prospecção ativa ou o anúncio do Google Ads, são mais externas ao curto prazo. E outras, como o marketing de conteúdo, decisões de mais tempo para trazer resultados sólidos. O ideal é que os dois tipos de estratégias sejam combinadas — mas, hoje, vamos nos concentrar nesse segundo tipo.
Isso porque o marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficiente em várias frentes. Em primeiro lugar, ele ajuda a atrair possíveis clientes que fazem buscas sobre contabilidade no Google ou nas redes sociais — seu site ou perfil pode trazer as respostas, como conteúdo.
Além disso, ele funciona como uma “vitrine” da sua capacidade ou conhecimento, caso uma pessoa resolva pesquisar pela sua empresa, depois de ouvir falar dela. Por fim, ele também é uma ótima estratégia de relacionamento, pois quem já é seu cliente também pode enxergar valor nos seus conteúdos.
Em última instância, se a sua estratégia de marketing para contabilidade com conteúdo for muito bem sucedida, você pode se tornar uma autoridade no seu segmento.
Porém, como dissemos, isso é uma estratégia para o longo prazo: é muito difícil que você já consiga clientes depois de publicar uma ou duas informações no Instagram. Então, se você publicar conteúdos interessantes com regularidade, ao longo de um bom tempo, é bem possível que você conquiste muitos dos benefícios que citamos logo acima.
A grande questão, quando entramos nesse assunto, é o que publicar? Imagens da empresa ou informações sobre os serviços? Na verdade, não! Dados da empresa de gerenciamento de redes sociais MLabs apontam que 40% dos usuários de redes sociais deixam de seguir uma empresa quando percebem que ela fala apenas de si.
Por isso, é preciso ser criativo — e, hoje, vamos trazer seis ideias de conteúdo para ajudar você nesse desafio.
1. Fazer prestação de serviço
A contabilidade é cheia de prazos e exigências — e você, provavelmente, está ciente de muitas dessas obrigações. Inclusive, talvez tenha que informar seus clientes sobre isso via WhatsApp ou e-mail. Então, que tal aproveitar esses assuntos também para o seu conteúdo no marketing para contabilidade?
Faça uma programação para o mês, o semestre ou até para o ano, com as principais datas do segmento que você atende. Se você faz contabilidade para pessoas físicas, isso inclui o início e fim do período de entrega de imposto de renda, por exemplo, assim como as datas dos lotes de restituições. Além de lembrar os clientes das datas, você pode fazer posts com orientações para cumprir essa obrigação adequadamente.
Com essa ideia, você está implementando dois aspectos muito importantes do marketing de conteúdo: a prestação de serviço para os clientes e a demonstração da importância dos seus serviços. Afinal, conforme você orienta seu cliente sobre uma obrigação contábil, ele percebe que realizar aquele processo corretamente é complicado — e enxerga valor no seu trabalho.
2. Responder a perguntas
Continuando na ideia anterior, de prestar serviço e mostrar a complexidade do seu trabalho, você também pode fazer isso respondendo a perguntas dos seguidores nas redes sociais. As caixinhas de perguntas do Instagram são a ferramenta mais usada para isso, mas também é possível fazer isso em lives — inclusive no TikTok, onde você alcança um público mais jovem.
Você pode disponibilizar as caixinhas de perguntas ou entrar em lives uma ou duas vezes por semana. Não é necessário responder todas: selecione as quatro ou cinco mais interessantes, que gerem boas respostas para seus outros seguidores. Depois, republique esses conteúdos no feed, para que eles possam impactar ainda mais pessoas.
Outra dica: se você ainda não tiver muitos seguidores, ou seus clientes não mandarem tantas perguntas, peça para um amigo ou familiar lhe ajudar, enviando perguntas criadas por você. O que mais importa é gerar conteúdo.
3. Planejar seu conteúdo
Se você abre o Instagram e simplesmente não tem ideia do que publicar nas redes sociais do seu escritório, saiba que você não está só. Na verdade, mesmo quem trabalha com marketing para contabilidade costuma passar por isso. O que nós fazemos para evitar esse “bloqueio” é planejar todo o conteúdo com antecedência — assim, você também evita deixar de postar por falta de tempo ou esquecimento.
Para isso, você deve separar um tempo para planejar os conteúdos do mês, da quinzena ou da semana. Nesse momento, você fará algumas pesquisas — nos perfis de outros escritórios, em referências importantes da área, etc — para buscar inspirações. Então, irá listar todas as ideias e separar aquelas que entrarão no seu planejamento.
A partir disso, a produção dos conteúdos pode começar. É claro que contratar um designer — ou entender de design — ajuda… Mas é possível fazer tudo sozinho, com ferramentas como o Canva. Você também pode gravar vídeos “caseiros”, com o seu celular mesmo.
Para terminar esse tópico, há uma dica muito importante: seja bastante didático, explicando os assuntos em detalhes. Afinal, a contabilidade é um assunto muito desafiador para a grande maioria das pessoas. Se elas não entenderem do que você está falando, elas não vão prestar atenção no seu conteúdo.
4. Gravar vídeos sobre temas atuais
Todos os dias, saem novas leis e decisões judiciais que impactam diretamente os contadores e contribuintes — e você, provavelmente, tem opiniões sobre isso. Transformar essas opiniões em conteúdos é uma ótima ideia no marketing para contabilidade.
Mas atenção: se você adotar essa estratégia, deve se preparar para agir rapidamente — afinal, seus seguidores não querem receber “notícias velhas”. Dependendo do assunto, você precisa publicar algo no mesmo dia ou no dia seguinte.
Por isso, não é necessário fazer uma super-produção: hoje, com um celular, é possível gravar bons vídeos e ganhar destaque nas redes sociais com suas opiniões.
Se você entender que esse caminho não é para você — por falta de tempo ou disposição para fazer esse tipo de conteúdo — não há problema. Além dos assuntos atuais, há uma infinidade de temas que não perdem importância com o tempo. É tudo uma questão de escolha.
5. Blog com redação SEO
uando falamos em conteúdo no marketing para contabilidade, muitas pessoas logo pensam no Instagram — que é a principal rede social no Brasil, junto com o WhatsApp. Porém, ela não é a única: você também pode criar um blog dentro do seu site, para publicar artigos.
Todos os dias, muitas pessoas pesquisam assuntos relacionados à contabilidade no Google — e os seus artigos podem responder a essas pesquisas. Para isso, é importante utilizar as técnicas de SEO (do inglês, otimização para mecanismos de buscas).
Novamente, é uma estratégia em longo prazo. São necessários alguns meses (ou até anos), para que seu blog cresça em importância e você chegue às primeiras posições das buscas. Mas, quando isso acontecer, você conquistará uma posição de autoridade e os clientes irão procurar seu escritório — não o contrário.
É claro que, enquanto isso não acontece, seus artigos também podem ser aproveitados para responder a dúvidas comuns dos seus clientes atuais e enviados por e-mail para eles.
6. Materiais ricos
No marketing de conteúdo, nós chamamos de material rico aquele material mais informativo que um breve post ou artigo. É um conteúdo que realmente pode ter utilidade por mais tempo, como um livro digital que se aprofunda no tema.
Adaptando essa ideia ao marketing para contabilidade, você pode criar guias de planejamento financeiro, modelos de planilha de fluxo de caixa, aulas online sobre lucro real… E vários outros materiais que os clientes realmente poderão usar no cotidiano.
À primeira vista, pode parecer que isso é “trabalhar de graça” para o cliente. E, de certa forma, é. Por isso, esses conteúdos só costumam ser liberados para clientes que informam os dados no seu site, ou seguem suas redes sociais. Assim, você pode oferecer seus serviços de modo mais contundente para quem já aproveitou seu conteúdo.
Chegando ao fim desta lista, nosso intuito é mostrar que existem várias maneiras de você ser criativo no marketing para contabilidade. Afinal, se você apenas falar sobre o escritório e seus serviços, o conteúdo se esgota rapidamente e será difícil atrair novos clientes.
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