Atuação segmentada está em alta em diversos setores, inclusive na contabilidade. Um escritório contábil pode se destacar ao construir uma equipe especializada em um determinado ramo de atuação ou tipo tributário.
Atuação em nichos pode ser a chave do sucesso na contabilidade
A contabilidade, assim como diversas outras profissões, tem uma abrangência bem grande e permite que o contador se especialize ou não em um determinado tipo de cliente. Já pensou em atender somente trabalhadores da construção civil? Esse é um perfil de cliente que pode ser escolhido pelo seu escritório. Mas, essa escolha de público também pode ser feita por tipo tributário, ou seja, o escritório pode ser especialista em MEI, Simples Nacional, em lucro presumido ou lucro real, por exemplo.
A contadora Daniella Novak explica que essas são as principais formas de “nichar” a contabilidade. “Os escritórios podem destinar recursos e capacitar suas equipes para atender clientes específicos, seja por meio da setorização ou dos tributos. Assim a empresa pode se tornar especialista em uma determinada área e construir sua carteira de clientes baseada nela”, afirma.
Escritório Especializado
Optar pela atuação em nichos na contabilidade pode ser uma escolha estratégica e inteligente, além de ser uma tendência atual do mercado. Afinal, ser especialista é uma característica que faz diferença na hora da contratação de serviços. “Tem escritórios que se especializam na área de saúde e passam a atender somente clientes que estejam nesse meio, como médicos e até mesmo hospitais e clínicas”, acrescenta Daniella Novak.
Inclusive, a contadora comenta que os e-commerces estão crescendo muito e muitos escritórios contábeis aproveitaram essa oportunidade para se especializar e prestar atendimento exclusivamente para esse tipo de negócio. “Porém, também existem contadores especialistas no comércio varejista em geral, tornando sua atuação um pouco mais abrangente”, completa.
Um atalho para o sucesso
Considerando que essa é uma tendência contábil, ela pode ser o caminho mais eficaz para o sucesso de um escritório. Já foi o tempo em que as pessoas não se importavam em encontrar serviços segmentados ao seu ramo de atuação e isso pode fazer com que contabilidades especializadas sejam o futuro do mercado contábil. O escritório que atua de forma generalista vai perdendo seu espaço, pois oferece um serviço muito mais genérico.
Se o seu objetivo é criar estratégias realmente eficientes para se destacar no mercado, a escolha de um nicho pode ser a base do sucesso. Mas, antes de mais nada, é importante conhecer muito bem o seu público e investir no treinamento da equipe para que o time esteja alinhado e consiga atender todas as demandas dos clientes de um determinado setor.
Ferramentas de Gestão
Outro ponto importante é a escolha de ferramentas de gestão, e o Confi é um software que pode colaborar com a rapidez e qualidade de atendimento dos clientes, pois é bastante intuitivo e fácil de usar. Ao treinar sua equipe, verá que as velhas e complexas planilhas de Excel podem ser facilmente substituídas pelo uso do Confi.
Depois de definir um nicho contábil que se encaixa com o seu perfil de trabalho e suas perspectivas, fica muito mais fácil de definir as ações de marketing. Ser especialista o aproxima dos clientes e, a partir daí, fica muito mais fácil oferecer um atendimento personalizado e encontrar potenciais parceiros. O conhecimento do perfil de público vai ajudar a definir as estratégias de comunicação da empresa.
Ainda está com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe e conheça mais vantagens de se usar o Confi na sua contabilidade, seja ela nichada ou não.