Confi – Gestão de tarefas contábeis

Blog Confi

Contabilidade Digital vs Contabilidade Online

Contabilidade-digital

Nos últimos anos, o segmento contábil vem passando por diversas transformações e os contadores que quiserem se manter no mercado, precisam se adaptar com velocidade. 

Se olharmos para o passado veremos livros caixa escritos à mão e outras metodologias de trabalho dignas de exposição em museus. No entanto, ao nos depararmos com o presente, vemos a tecnologia cada vez mais à disposição para tornar o trabalho humano mais produtivo, analítico e estratégico. Deixando assim, todas as ações operacionais sob responsabilidade de automações. 

O uso das ferramentas tecnológicas proporciona grandes oportunidades de trazer inovações ao seu escritório. Hoje vemos muitas contabilidades prestando serviços online e digital. 

Mas, afinal, você sabe qual é a diferença entre contabilidade online e contabilidade digital? Acompanhe a leitura e te contaremos tudo!

1. Contabilidade Online

Com o objetivo de escalar a receita, somado a um  baixo custo operacional, a contabilidade online oferece ao cliente a entrega ágil de suas obrigações acessórias. 

Nesta modalidade o cliente insere as informações necessárias para realizar o fechamento de sua contabilidade dentro de um software, que gera relatórios, validações de erros e efetiva todas as entregas que as empresas precisam concluir para manter o fisco em dia. 

A grande vantagem da contabilidade online é a padronização e ganho de receita que o método oferece, visto que a mão de obra humana é utilizada para manutenção das configurações do sistema e prestação de serviços extras contratados pelos clientes, o famoso cross-selling (venda complementar ao serviço já contratado).

2. Contabilidade Digital

O grande foco da contabilidade digital é o ganho de performance em entrega de resultados, mantendo a personalização do serviço e proximidade com o cliente! 

Ao invés de focar o desempenho do seu time em atividades burocráticas, rotineiras e que consomem muito tempo produtivo, a contabilidade digital tem o propósito de trazer ações preditivas e ágeis para sua equipe. Isto é, utilizando dados e inteligência artificial seu time será capaz de criar um diagnóstico geral de seus clientes, podendo assim direcioná-los para obterem melhores resultados com rapidez e eficácia.

A operação contábil dentro de um escritório digital é composta por processos que, integram as informações geradas entre as ferramentas de trabalho, entregam automações e contribuem para que seus clientes tenham serviços direcionados ao bom e exclusivo planejamento tributário, análise de custos e despesas e outras ações que  fazem do contador um verdadeiro aliado ao empresário

Tudo isso sem perder prazos e gerar multas desnecessárias!

3. Contabilidade Digital ou Online?

As duas metodologias possuem um viés em comum: a produtividade. Enquanto a online visa atender mais clientes com mais agilidade, a digital permite entregar mais valor aos clientes ativos.

Em ambos casos o objetivo é direcionar os esforços humanos para o que não pode ser feito por automações. 

Se o seu objetivo é possuir um escritório contábil mais produtivo e eficiente, você deve estar em dúvida se deve se transformar em uma contabilidade digital ou online. Independente da sua escolha, o primeiro passo é mapear os seus processos atuais e identificar os seus principais gargalos produtivos. 

Com o mapeamento em mãos, busque por ferramentas que ofereçam uma boa gestão da informação, automações fundamentais e que sejam de fácil implementação. 

Caso você decida pela contabilidade digital, você deve conhecer o Confi Software. A solução oferece uma gama de funcionalidades essenciais para que seu escritório tenha um verdadeiro diferencial competitivo em performance e organização através de sua tecnologia, desenvolvida exclusivamente para os escritórios contábeis! 

Converse com nossos consultores e entenda como podemos tornar a sua rotina cada vez mais digital!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de novos conteúdos: